top of page

Sertão nordestino: conheça a realidade e saiba como colaborar!

Ter energia elétrica e saneamento básico em casa, fazer três refeições por dia e beber água tratada são alguns dos privilégios que você possui e nem se dá conta que existem pessoas, não muito longe de onde vive, que não tem o mesmo. O Sertão nordestino é uma região de extrema pobreza e vulnerabilidade social. Pensando nisso, o Instituto Água Viva escolheu transformá-la, ajudando, por meio de projetos sociais, na luta dos milhares de sertanejos. Continue lendo o post e conheça melhor o trabalho do IAV!

Precariedade do Sertão

O Sertão nordestino conta com um dos piores índices do IDH do país: uma média de 0,550 e com renda per capta abaixo de ¼ do salário mínimo. Em muitas cidades e lugarejos, as famílias vivem abaixo da linha da pobreza. O povo sertanejovive a pior crise hídrica dos últimos 70 anos e, como não possuem água tratada, grande parte das comunidades consome a da chuva.

Como o IAV contribui com o Sertão?

O Instituto Água Viva é uma organização social sem fins lucrativos que tem como principal missão apoiar as famílias sertanejas, principalmente nos estados da Bahia, Piauí e Pernambuco, a se desenvolverem integralmente. Para isso, proporciona acesso à informação, além de trabalhar no desenvolvimento social, econômico e educacional da região.

Atuamos em 4 pilares: saúde, esporte, educação e geração de renda. Com esses projetos, mais de 2.300 crianças em situações de risco social são atendidas. São oferecidas para elas aulas de balé, música, informática e alfabetização. Já os adultos têm a oportunidade de participar de projetos de Geração de Renda, como fábricas de bonés, camisas, violão, hidroponia, piscicultura, plantação de frutas.

Conheça mais sobre os projetos sociais:

  1. pilar: Saúde

O IAV realiza vários atendimentos médicos e odontológicos por meio de unidades móveis. São veículos equipados com os instrumentos necessários, que oferecem atendimento e tratamento gratuito aos sertanejos.

  1. pilar: Esportes

Para continuar promovendo o desenvolvimento de crianças e adolescentes, o IAV conta com escolinhas de futebol que promovem a importância dos esportes para os pequenos sertanejos em risco social. Eles são os nossos futuros grandes atletas.

  1. pilar: Educação

Com intuito de ocupar o tempo das crianças do Sertão, mantendo-as longe dos riscos sociais, o Instituto Água Viva oferece oficinas de música, balé, informática e alfabetização.

  1. pilar: Geração de Renda

Como o foco do IAV é proporcionar melhores condições de vida para as famílias sertanejas, o projeto de geração de renda oferece aos adultos toda a estrutura necessária para produzir brinquedos, camisas, bonés. Além da hidroponia, horta comunitária e fábrica de violão.

Sua participação é essencial para continuarmos ajudando o Sertão! Conheça ainda mais o IAV e seja uma Gota Viva!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page